Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945

Comparte esta pagina

Título : Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
Autor : LINDOZO, Camila Ingrid da Silva
Palabras clave : Quirópteros; Estratégias Didáticas; Ensino Fundamental
Fecha de publicación : 4-dic-2018
Citación : LINDOZO, C. I. S.
Resumen : Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, sem importância ou com atributos relacionados aos aspectos negativos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a relevância de uma sequência didática no ensino dos quirópteros envolvendo o fundamental II, como o intuito de desmistifica-los e mostrar sua importância. A metodologia consistiu em uma sequência didática contendo três etapas: análise do vídeo, rodas de leitura e exposição de coleção zoológica. No que se refere a avaliação desses processos dados qualitativos sobre o comportamento e questionamentos dos envolvidos na pesquisa, bem como, questionário de percepção destes sobre a sequência foram utilizados. Esta pesquisa consiste em uma analise quali/quantitativa baseada na categorização de Bardin. Os resultados demonstraram que, dos três momentos, ficou evidente que o de exposição da coleção didática foi o que os alunos mais participaram e demonstraram interesse, seguido da análise do vídeo e da roda de leitura, porém, todos os momentos tiveram um público que se agradou, mostrando a importância de se trabalhar todos. Desta forma, pode-se concluir que os três momentos foram ótimos aliados para se tratar conteúdos, além disso, juntos são complementares, sendo a sequência didática uma estratégia fundamental para o ensino, pois abrange várias formas de compreensão em um único conteúdo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LINDOZO, CAMILA INGRID DA SILVA PDF.pdf956,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons